sexta-feira, 28 de março de 2008

Vídeo Do Conceito de Doença em Nietzsche

O grupo na 1ª missão: O Filme

B – 52
Roteiro para o filme

Tema: Filosofia como (instrumento/ferramenta) do autoritarismo

Anotações: De início conceituar autoritarismo, e provocar um pensamento filosófico como suporte para o anterior. A intenção é mostrar o grau de envolvimento com a violência e a legitimação de atitudes.

Duração: 50´
Divisão do tempo de duração em 6 partes:
1. Introdução; (0´ a 5´)
2. Antiga; (5´ a 10´)
3. Medieval; (10´ a 20´)
4. Moderna; (20´ a 30´)
5. Contemporânea; (30´ a 40´)
6. Conclusão. (40´ a 50`)

1. Desenvolvimento de conceitos (igualdade, tolerância, justiça...)
Anotações:Do percurso para as formas de governo, e como a guerra foi utilizada neste viés (John Keegan). Bem como os conceitos necessários.
2. Antiga
Anotações:Mostrar as formas de governo de Platão (A República) e, também, a distinção das pessoas existentes. Cortejar com Aristóteles e suas dietas voltadas para o aperfeiçoamento do modelo de ser humano, mais a perspectiva imperial romana de Marco Aurélio.
3. Medieval
Anotações:Religião e Estado. Mostrar como as ordens guerreiras deixaram suas marcas com a batalha por Jerusalém (Templários). * Tomás de Aquino e Política.
4. Moderna
Anotações:Os avanços tecnológicos justificados pela mudança de mentalidade. A constituição dos impérios e a seqüência na diferenciação humana presente naGrécia.
5. Contemporânea
Anotações:“E com os meus atos eu dou a luz ao século XX.” (Atribuída a Jack, o estripador. No filme do J. Depp)Trazer os ideais que fundaram os movimentos extremistas que desencadearam a Primeira e a Segunda Grande Guerra Mundial. Fazer claras referências aos filósofos da época em questão.
6. Conclusão
Anotações:Mostrar a evolução dos conceitos, e como a filosofia foi utilizada para justificar outros conceitos (intolerância, violência, Estado, ...). Bem como o autoritarismo já se valeu e ainda se vale de ideologias e a própria filosofia (Hugo Chávez e Evo Morales).

Material de apoio:
Livros - obras dos filósofos, mais o de John Keegan, mais alguns de História;
Filmes de Guerra (Platoon, Apocalypse Now, Hotel Ruanda...);
Outros filmes - Lista de Schindler; Forest Gump; O Pianista.

Proposta do Caderno de Atividades:Frente ao público o qual o vídeo é destinado (aluno de ensino médio), o caderno tem o fim de sedimentar os conceitos fundamentais e como eles se relacionam.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Ataque em grupo ao livro Filósofos e Terapeutas


Nomes dos integrante do grupo e responsáveis pelo exame que segue:

Hugo A. Lemes
João Antonio Ferreira Gusi
Juliana Eluize Kureke
Petter Pablo Hübner
Veronice do Couto


A obra a ser analisada é:
PEREZ, Daniel Omar – Filósofos e terapeutas: em torno da questão da cura. São Paulo: Escuta, 2007. 274p.
O autor é licenciado em filosofia pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina), mestre e doutor em filosofia pela Unicamp. Atualmente é professor no curdo de licenciatura em filosofia da PUC-PR (Curitiba). Autor de “Kant pré-crítico” (1998) e “Iniciação à filosofia” (2006); organizou “Ensaios de filosofia moderna e contemporânea” (2001) e “ Ensaios de ética e política” (2002). Publicou capítulos de livros e artigos de filosofia em revistas especializadas e ministrou conferências no Brasil, Espanha, Argentina, Chile e México.
Bem-estar. A temática ronda esta palavra, e para tanto trabalha com terapia, cura e filosofia.
Nos objetivos se vê a preocupação com a linha do tempo, mostra as diversas feições da relação sanidade do ser e filosofia.
Disto, trata-se de uma apresentação dos pontos considerados expressivos contidos na “Introdução” da obra em questão.
Ao vislumbrar o título de uma apresentação do livro, a pessoa é levada a pensar que apresentará o conceito de cura, a problemática envolvendo a definição anterior, a visão dos filósofos sobre cura com subseqüente enfoque dos terapeutas e, findando, com uma proposta de realidade desejada.
Porém o objeto de análise (livro) surpreende. Pois mostra o que o professor, o filósofo e o médico possuem em comum, bem como oferece pistas históricas disto.
Na esteira do fluxo da história a exposição pinça momentos que a atitude terapêutica conhecide com o pensar filosófico.
Cura no início está relacionado ao modo de vida, mas, ao final da exposição, conhecide com terapia. A prática reflexiva configura modo de ser, uma conduta de agir. Logo, filosofia englobava o conceito de cura. Ao contrário do que se deu com os conceitos anteriores, filosofia e cura se distanciaram.
Cuidar de si visando o bem-estar está, a muito tempo, preocupando o homem e, conseqüentemente, a Filosofia.

Razões de Ser


Antes de expor o porquê do nome do blog, convém explicitar a razão de ser do mesmo. Como os colaboradores do blog em questão tiveram que criar um individual com intuito de obedecer a um trabalho acadêmico sugerido por um professor, o trabalho em grupo também requer um blog para o grupo.
Agora a pergunta: “Por que B-52?”
O avião que empresta o nome para o blog é um bombardeiro de longo alcance cuja finalidade era carregar armamento nuclear para missões de freio e contrapeso no período da Guerra Fria. Todavia, o armamento mencionado nunca foi utilizado, apenas o convencional em ação no Vietnam.
E o blog, tal como o avião, servirá para pulverizar trabalhos filosóficos e frear intentos de reprovação acadêmica.